h1

Santiago de Porto Alegre

fevereiro 22, 2010

Conseguir um visto de estudante chileno pode ser uma tarefa mais complicada do que aparenta. Primeiro há o entrave de o site do consulado, onde deveriam constar as informações necessárias para  obter a licensa, está bastante defasado, sendo necessária um primeira ida ao consulado físico simplesmente para retirar a lista de documentos necessários ao procedimento. Vale lembrar que o pasaporte a ser visado precisa ser valido até oito meses após a entrada no país.

Mesmo que aquele  processo as vezes leve mais idas ao consulado do que se acreditaria, toda a dificuldade já é recompensada ao sobrevoar a Cordilheira dos Andes.  Os passageiros dos vôos se agrupam nas duas janelas das aeronaves para observar a cadeia de montanhas, toda sua largura comprimento e altura irregulares como se as rochas de cor marrom que as formaram fossem dunas sopradas pelos ventos.  Os cumes mais altos ainda têm suas neves permanentes (detenham o aquecimento global!!) e o contraste desta espinha dorsal da América do Sul com os diversos matizes do por-do-sol é algo indescritível. (peço desculpas por não ter providenciado fotos dessa maravilha, mas se procurasse pela câmera, perderia o espetáculo. voem atrás dessa visão).

A temperatura em Santiago varia bastante ao longo do dia, sem passar dos trinta e dois graus no verão, dizem. Mas vamos ao que interessa a este blog com nome adaptado de salgadinho: provar as pessoas e a cultura do Doce Chile. Essa é a proposta principal a ser trazida nos próximos posts, trazendo também informações adicionais de geografia e história quando for possível. 

Que hagan un buen viage por mis palabras.

4 comentários

  1. Só pela imagem ali em cima já dá pra ter uma vaga idéia do quão linda deve ser a vista de cima dos andes. Já favoritei pra te acompanhar por aqui também. Beijos saudosos do oni.


  2. Chile pra mim é uma grande mistura de Allendes (o Salvador e a Isabel), Neruda e cordilheiras. Deve ser muito fantástico, além de intercâmbios serem a melhor coisa ever.

    Vou te acompanhar por aqui =)

    besos!


  3. E está dada a largada…
    Vou ficar de olho no blog 🙂
    Beijos


  4. Que orgulho dessa minha alunamiga!!
    Teu relato me fez lembrar quando batalhei meu visto de trânsito pelos EUA pra ir pra Coréia… credo… que parto! Mas que bom que agora tu já tá aí e manda ver, guria!

    Aquela noite que liguei queria te dizer algo que me ocorreu… Sempre dizem que as pessoas voltam diferente das viagens, voltam mais maduras, com a cabeça diferente. Eu acho (e espero) que aconteça isso contigo. Só tem um porém…

    Quero que sejas sempre a Julinha querida, parceira, doce e companheira que eu conheci na sala de aula! Cresça, sim! Ainda mais! Mas nunca perca a doçura do teu coração!

    Boa sorte, minha querida! Estou aqui te aplaudindo e torcendo por ti.



Deixe um comentário