h1

um tempero amargo que gruda na lingua

fevereiro 28, 2010

No bairro da providencia, na capital Santiago, e possível caminhar por quadras quase sem ver os reflexos do terremoto da ultima madrugada e suas replicas ao longo do dia. Caidos no solo, apenas azulejo das fachadas de edifícios e cacos de vidro de duas ou três janelas quebradas.  Turistas estrangeiros trocam experiências e medos em suas línguas maternas nos pátios de hotéis pois não há o que visitar. Nas avenidas 11 de setembro e providencia, os maiores vestígios do desastre são estilhaços de vidros quebrados de janelas e proteções contra chuva.  Os minimercados estão quase todos fechados, os que funcionaram permitiam a entrada de poucas pessoas por vez.  Poucos também foram os restaurantes a funcionar, porem, como as linhas telefônicas não estão constantes cartões de debito e crédito não são aceitos.

Ligações telefônicas são difíceis de completar, sendo frequentemente interrompidas involuntariamente. Mas se há dificuldades de comunicação com outros países e cidades da região de Santiago, norte e extremo sul, o pior se da na região de Concepcion onde além de praticamente não haver luz, água, telefone ou internet  as estradas e pontes caíram e tampouco a mídia envia imagens. Toda a escassa informação provem de twitteiros e outros  raros internautas, segundo os quais a água do mar  invadiu a cidade de Curanipe e suas extensões como a praia de Chanco . Se as noticias da televisao mostraram pessoas sendo retiradas de escombros, aquelas trazidas pelos repórteres da web narram acerca de corpos boiando.

Piñera diz que não mudara os projetos prometidos em campanha, ainda que agora tenha essa nova preocupação. Já Bachellet  sobrevoou a capital federal, garantiu que o inicio das reparações de perdas será seu foco nos últimos dias que lhe restam de governo, bem como afirmou a capacidade de o país recuperar-se sem a necessidade de ajuda financeira exterior.

2 comentários

  1. não tem imagens?


    • nao tenho conseguido manter o sanue suficientemente frio pra isso.. mas no novo post puse algumas



Deixe um comentário